Cidade de Buriticupu terá pólo moveleiro

Atualizada em 27/03/2022 às 14h01

SÃO LUÍS - A cidade de Buriticupu, distante cerca de 300 quilômetros de São Luís, ganhará um pólo moveleiro fora do perímetro urbano. A área vai abrigar cerca de 60 movelarias que, atualmente, estão em operação no município. O projeto do empreendimento será apresentado no próximo dia 12, a partir das 9h30, na sede da Igreja Assembléia de Deus, durante seminário organizado pelo Sebrae com o apoio da Promotoria de Justiça de Buriticupu, Prefeitura Municipal e Associação dos Moveleiros de Buriticupu.

De acordo com o promotor de justiça de Buriticupu, Alessandro Brandão Marques, a construção do pólo moveleiro é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura municipal. O documento impedia o executivo municipal de fornecer o licenciamento para instalação de movelarias dentro do perímetro urbano. A decisão do Ministério Público levou em conta os problemas respiratórios e a poluição sonora provocados pelas movelarias.

"Precisávamos resolver o problema de saúde pública, mas não poderíamos criar um problema para os que sobrevivem da principal atividade econômica do município, que são as movelarias", explicou o promotor. Dessa forma, a saída, segundo o representante do Ministério Público foi propor a assinatura do TAC, impedindo o município de conceder o licenciamento para novas empresas e, ao mesmo tempo, propor a aquisição de um terreno fora do perímetro urbano para funcionar como o pólo moveleiro de Buriticupu.

Com informações do Ministério Público do Estado do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.