GOVERNADOR EDSON LOBÃO - A incidência dos casos de dengue aumentou nestas últimas semanas no município de Governador Edison Lobão, segundo alerta feito na sessão ordinária de sexta-feira, 27, pelo vereador Francisco de Sousa Brasil (Xavier). O município fica a 32 km de Imperatriz.
O vereador solicitou em plenário à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que ceda ao município de Governador Edison Lobão um carro fumacê para borrifação de inseticida com objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“Já temos dezenas de pessoas com os sintomas da doença causada pelo mosquito da dengue, e nós acreditamos que com o auxílio do carro fumacê iremos conseguir reduzir a incidência da doença”, frisou ele, que também defendeu o lançamento de uma campanha educativa na comunidade.
INFORMAÇÃO
Para ele, a informação é de fundamental importância para orientar a população sobre os métodos que devem ser utilizados na prevenção da proliferação do mosquito. “Eu creio que o prefeito Plácido conseguirá intervir na Funasa e viabilizará o carro fumacê para a nossa cidade”, assegurou o parlamentar.
Pelo menos 99% dos infectados têm febre, que se estende por cerca de sete dias. Pode ser branda ou muito alta, dependendo do indivíduo e do grau da doença. 25% apresentam manchas vermelhas em todo o corpo (exantemas). Como o vírus se instala também próximo aos vasos, é comum estes inflamarem e ficarem evidentes na pele. Além disso, 50% dos infectados têm prostração e indisposição; 60% têm dor de cabeça e 50% têm dor no olho.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.