SÃO LUÍS - “Educação Pública de Qualidade – Quanto custa esse direito?” é o tema da Campanha Estadual de Mobilização pela Direito à Educação, que acontece nesta quarta-feira (25), como parte das atividades da Semana de Ação Mundial pelo Direito à Educação, comemorada entre 23 e 29 de abril.
A campanha, iniciada em outubro de 1999, busca garantir o direito que todo cidadão tem a uma educação pública de qualidade.
O Comitê Estadual realiza pela manhã uma Mesa Redonda no auditório do Colégio Liceu Maranhense (Centro) e um Ato Público na Praça Deodoro. Formam atualmente o comitê, a Organização Não-Governamental Plan, o Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão), Fedecma (Federação de Desenvolvimento das Organizações do Terceiro Setor no Maranhão), o SindEducação (Sindicato dos Profissionais do Ensino Público Municipal), a Omep (Organização Mundial para Educação Pré-escolar), a Rede Amiga da Criança, o Fórum de Educação Infantil, o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Seduc (Secretaria de Estado da Educação).
A programação do Dia Nacional de Mobilização, em São Luís, começa às 8h e vai até às 11h. Participam da Mesa Redonda o coordenador da campanha pela Plan, Luiz Marcos Carvalho; um dos membros do Fórum de Educação Infantil, que também representa a Omep, Roberto Mauro; o presidente do Sinproesemma, Odair José, e um representante estudantil.
No ano passado, cerca de 40 escolas da Cidade Olímpica e da área do Itaqui-Bacanga – onde a Plan desenvolve projetos – foram mobilizadas para as atividades da campanha. Este ano, o número de escolas nessas regiões é ainda maior, e todas estão sendo convidadas a participar do Ato Público. O Sinproesemma também está mobilizando outras escolas, no Centro de São Luís e outros bairros da capital, para participar do evento.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.