SÃO LUÍS - O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Murad (PMDB) afirmou ontem (19) que será encaminhado à Secretaria da Mesa Diretora o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar “São Luís – Portal de Entrada dos Lençóis Maranhenses”. O objetivo é “propor alternativas que permitam o desenvolvimento integrado dos municípios de São Luís, Alcântara e da Região dos Lençóis Maranhenses como pólo de atração turística”.
De acordo com a proposta de Murad, “a Frente Parlamentar promoverá os estudos e debates necessários, além de ações junto aos órgãos federais e estaduais”, visando a realização de obras na região, “tendo como prioridades a melhoria da infra-estrutura desses municípios”.
Entre as ações defendidas para o incremento da indústria do turismo, além da recuperação da malha viária dos três municípios, está a modernização e melhoria dos aeroportos de São Luís e Barreirinhas, adequando o primeiro a operar com vôos internacionais e o outro com vôos domésticos.
A duplicação da BR-135, no trecho compreendido entre o marco zero, no bairro do São Cristóvão (São Luís) até o município de Bacabeira, e da rodovia que liga os municípios de Bacabeira, Rosário, Morros, Barreirinhas, dotando-os de infra-estrutura, como postos de atendimento ao turista e policiamento, também são ações apontadas como necessárias, assim como a conclusão da BR-402, que liga Barreirinhas ao município de Parnaíba (PI).
Por fim, ele defendeu a adoção de medidas estruturais para dotar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de condições de trafegabilidade e saneamento básico, de forma a possibilitar o acesso continuado sem causar prejuízos ao meio ambiente.
Repercussão
Ao defender na tribuna a Frente Parlamentar, Ricardo Murad fez alusão a matéria veiculada no jornal “Meio Norte”, do Piauí, que teria dado ênfase às declarações de Jackson Lago, segundo as quais a construção do aeroporto internacional, em Parnaíba, seria importante porque colocaria o município no eixo de três pólos turísticos (Barreirinhas-MA — Parnaíba-PI — Camocim-CE).
Outra vantagem da obra, conforme o jornal credita como visão do governador, seria a de evitar um impacto negativo ao meio ambiente, pois Parnaíba já tem um aeroporto regional que precisará ter sua pista aumentada em apenas 300 metros. “Pretexto esdrúxulo”, comentou o peemedebista.
“O governador tem que ser o primeiro a defender os interesses do Maranhão. Ele não pode concordar com um projeto cearense de levar milhares de turistas que deveriam descer em São Luís”, declarou. Para Murad, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) quer fazer convergir para seu Estado o fluxo turístico de Barreirinhas, dos Lençóis e do Delta.
Ricardo Murad voltou a alertar que o grande beneficiado com o consórcio é o Ceará, que terá o circuito Jericoaquara (região litoral situada a 317 km de Fortaleza) integrado ao Delta.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Assembléia Legislativa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.