BRASÍLIA – Os moradores da cidade maranhense de Barreirinhas vão poder conectar gratuitamente à internet, a partir de julho deste ano, em 150 pontos entre escolas, postos de saúde, órgãos públicos, residências e pequenas empresas. O projeto experimental “Vila Digital” vai custar R$ 1,2 milhão e terá duração de dois anos.
O Ministério das Comunicações participa do projeto como cooperador técnico, por meio do programa Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão).
- Precisamos testar todas as tecnologias disponíveis, para levar a internet e o desenvolvimento em todas as localidades do Brasil -, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Também integram o projeto a Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras), Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), Cemar (Companhia Energética do Maranhão), a Prefeitura de Barreirinhas e a APTEC (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistema Privados de Telecomunicações), além do Sistema Mirante de Comunicação.
Barreirinhas
Quase 100% dos cabos de energia elétrica atingem as casas de Barreirinhas. A principal tecnologia a ser testada é a PLC (Power Line Communication), onde a velocidade de tráfego pode atingir 200 Mbps. “A velocidade é 20 vezes maior quando foram feitos os primeiros testes”, afirma o presidente da APTEC, Pedro Luiz Jatobá, que coordena o projeto.
Barreirinhas foi escolhida para ser o projeto piloto porque tem um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, classificada na 5.287ª posição entre os municípios brasileiros. Com 40 mil habitantes, a cidade é a porta de entrada do Parque dos Lençóis Maranhenses, e tem um grande movimento de turistas, mas pouca infra-estrutura.
Porto Alegre (bairro Restinga) e Candiota (RS), Pirenopólis (GO), e São Paulo, capital (bairro Bexiga), também estão em fase de planejamento para fazerem os testes na rede elétrica.
Com as informações a Assessoria de Comunicação do Ministério das Comunicações.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.