Saúde pública

Caçada aos morcegos na região de Pio XII

TV Mirante e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h03

SÃO LUÍS - Equipes da AGED - Agência Estadual de Defesa Agropecuária, caçam morcegos que se alimentam de sangue no interior do Estado. Na Zona Rural do município de Pio XII, a 287 quilômetros de São Luís, 27 pessoas já foram atacadas este ano pelos animais.

Os morcegos hematófagos podem transmitir o vírus da raiva pela saliva, mas nenhum caso foi confirmado até agora. As família estão usando mosqueteiros, redes e até barro no telhado para evitar a entrada dos animais, mas, apesar dos cuidados os ataques são freqüentes.

De acordo com a AGED, a principal causa dos ataques é o desmatamento e, na tentativa de diminuir a população de morcegos hematófagos, técnicos estão no município numa verdadeira caça às bruxas. A maioria dos ninhos estão sendo encontrados em casa abandonadas ou fechadas há muito tempo. Alguns ficam em locais de difícil acesso, fato que dificulta a ação dos técnicos, que aconselham aos moradores que não tentem fazer a captura sozinhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.