SÃO LUÍS - O governador Jackson Lago (PDT) abdicou da ampliação e internacionalização do Aeroporto de Barreirinhas ao aceitar que recursos do Governo Federal sejam destinados à construção do Aeroporto de Parnaíba (PI), a 345 quilômetros da capital piauiense. A decisão do gestor maranhense foi tomada numa reunião com os governadores Wellington Dias (PT), do Piauí, e Cid Gomes (PSB), do Ceará, sábado passado em Luís Correia (PI).
“Entendemos que será bem melhor a construção desse aeroporto no Piauí. Bom para os três estados, pois o Piauí está no centro deles. Um aeroporto de verdade deve ser implantado no litoral piauiense”, declarou Lago, no encontro realizado no Rio Poty Hotel Praia, em Luís Correia.
Ao abdicar da construção do aeroporto internacional em Barreirinhas, em benefício do aeroporto no litoral piauiense, Jackson Lago transferiu para a cidade de Parnaíba a condição de portão de entrada para os Lençóis Maranhenses e o Delta das Américas, dois dos principais roteiros turísticos maranhenses.
Após o anúncio do governador maranhense em apoio à construção do Aeroporto de Parnaíba, o secretário estadual de Turismo, João Martins Neto, afirmou que a cidade piauiense é a melhor opção de portão de entrada para o roteiro de turismo integrado dos três estados.
O roteiro integrado envolve os seguintes destinos: Barroquinha, Camocim, Chaval e Jericoacoara, no Ceará; Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luiz Correia e Parnaíba, no Piauí; e Araioses, Paulino Neves, Tutóia e Barreirinhas, no Maranhão. Até agora, os destinos maranhenses têm como porta de entrada a cidade de São Luís.
Em seu pronunciamento, o governador piauiense Wellington Dias destacou o empenho de Jackson Lago em garantir a construção do aeroporto internacional de Parnaíba. “Não é de interesse do Governo do Maranhão ter um outro aeroporto nesta região. O de Barreirinhas era para receber pequenas aeronaves, para vôos de pequeno e médio porte”, vaticinou Lago.
Reunião
O encontro tinha por finalidade a criação da Agência de Desenvolvimento Regional, com foco no turismo integrado entre os três estados. Os governadores assinaram no encontro o protocolo de criação da agência, projetada para funcionar nos próximos 15 anos.
Com a formalização do consórcio público, os três governos objetivam o desenvolvimento integrado e sustentado das microrregiões homogêneas dos Lençóis Maranhenses, litoral do Piauí e litoral oeste do Ceará. Estão previstos investimentos na ordem de US$ 32 milhões.
Os governadores se comprometeram a encaminhar para as Assembléias Legislativas dos três estados, ainda este mês, o projeto de criação da agência, que terá sua sede em Parnaíba.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.