SÃO LUÍS - Quatro policiais militares e um deputado estadual podem estar envolvidos no assassinato do prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, 47 anos, conhecido como Bertim. O crime ocorreu no último dia 7, próximo ao município de Itapecuru Mirim.
Embora as investigações ainda não tenham sido concluídas pelos quatro delegados, designados pela cúpula da Secretaria de Segurança Cidadã para apurar o caso, os indícios sobre o envolvimento dos militares começaram a ser confirmados com a apreensão do par de algemas usados para imobilizar o prefeito e o Secretário de Esportes e Lazer, Pedro Albuquerque, o Pedro Pote, que também foi baleado, mas conseguiu escapar.
De acordo com as investigações preliminares, o número da série da algema 031 estaria acautelada para o 1º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Outeiro da Cruz. Os dois dos quatro acusados estariam lotados nas cidades de Rosário e Itapecuru Mirim, respectivamente. Os outros soldados, cujo o nome de guerra de um deles é M., lotado no 1º Batalhão, e o outro com as iniciais L.J.R., lotados na 1ª Companhia do 1º Batalhão, no Alto Sebastião, já teriam sido identificados.
Apesar da Secretaria de Segurança Cidadã não trabalhar com a hipótese de um crime com conotação política, o possível envolvimento do deputado está vinculado a uma quantia elevada em dinheiro concedida ao prefeito a título de empréstimo. O parlamentar é apontado preliminarmente como o mandante e o seu irmão aparece como responsável pela contratação dos executores do assassinato do prefeito de Presidente de Vargas. Segundo informações, o débito do prefeito junto ao deputado estaria em aproximadamente R$ 300 mil.
Muitas das informações sobre a morte do prefeito foram passadas pelo Secretário de Esportes, Pedro Albuquerque, quando esteve internado no hospital Socorrão II. A polícia apurou que Bertim estava bastante endividado. Um taxista, que acompanhava o prefeito quando estava em São Luís, esclareceu em depoimento que o mesmo gastava muito dinheiro, gostava de participar de festas embriagado e sempre em companhia de garotas de programa.
Uma outra informação divulgada pelo repórter Domingos Ribeiro, da Rádio Mirante AM, é de que uma semana antes do crime, o prefeito Bertim seria convocado pela Câmara Municipal para esclarecer sobre o desaparecimento de recursos financeiros liberados pelo Governo do Estado. O dinheiro havia desaparecido sem que tivesse sido aplicado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.