SÃO LUÍS - Uma epidemia de dengue hemorrágica está aterrorizando a população de Lago Verde, a 266 Km de São Luís, próximo a Bacabal. De acordo com a direção do Hospital Municipal de Lago Verde, único hospital público do município, uma adolescente de 12 anos morreu no último domingo vítima da doença e várias outras faleceram com suspeita de ter contraído doença. A situação é tão crítica que autoridades do município já decretaram estado de calamidade pública.
Segundo Cleaci Bezerra Santos, diretora do Hospital Municipal de Lago Verde, uma adolescente de 12 anos, identificada apenas por Maria Thainá, morreu no último dia 4 de março, vítima de dengue hemorrágica. A diretora informou que a menina teria chegado ao hospital muito debilitada. Após ter sido encaminhada a um hospital de Bacabal, a menina teria retornado a Lago Verde, mas não resistiu. A adolescente morreu nos braços de um parente, que tentava novamente levá-la ao hospital do município.
Atendimento Médico
Além de vitimar a população, o surto da doença também está comprometendo o atendimento médico do município. De acordo com a direção do Hospital Municipal de Lago Verde, um dos principais problemas causados pela epidemia é o número excessivo de internações. No hospital, 38 pessoas estão internadas em estado grave. Por causa disso, vários pacientes estariam sendo deslocados para alguns hospitais de Bacabal, São Luís e até mesmo de Teresina, no Piauí.
Em entrevista a Rádio Mirante AM, programa Rádio Patrulha, o prefeito Francisco Coquinho falou sobre a situação do município. “Estamos muito preocupados com essa situação. É um verdadeiro drama aqui em Lago Verde. São muitos doentes e não sabemos como aconteceu essa epidemia, que já matou cerca de 10 moradores”, ressaltou Coquinho.
Secretaria
Segundo o superintendente de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos, nenhuma notificação foi registrada até a tarde ontem pelo município de Lago Verde. Ele informou que o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) faz a apuração de casos de doenças da lista nacional. A secretaria divulgou que, assim mesmo, vai apurar a denúncia feita pelo prefeito Francisco Coquinho.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.