BARREIRINHAS - Dando continuidade às ações do Programa Aventura Segura, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), em parceria com o Ministério do Turismo e com o Sebrae Nacional, promove entre os dias 6 e 9 deste mês, na Casa do Turista (av. Rodoviária, s/nº - Bairro Boa Fé), em Barreirinhas (MA), as oficinas de Associativismo e de Estruturação de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS).
O Programa Aventura Segura, iniciado em dezembro de 2005, contempla ações de fortalecimento, qualificação e certificação de empresas e de profissionais em 15 destinos nacionais de Turismo de Aventura. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 31.3227.1678 ou pelo e-mail abeta@abeta.com.br.
Localizado no município de Barreirinhas, ocupando uma área de 270 quilômetros de dunas que se formam conforme a combinação dos ventos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um desses destinos. Com área de 155 mil hectares, o parque atrai turistas do mundo inteiro, sendo considerado um imenso deserto constituído por dunas (que chegam a ter 40 metros de altura), mangues, restingas e lagoas.
A Oficina de Associativismo tem como público-alvo empresários de Turismo de Aventura e de Ecoturismo da região, bem como representantes do poder público e comunidade interessada. Já para a Oficina de Estruturação de GVBS são esperados empresários, condutores, representantes do poder público e de associações e comunidade em geral.
Objetivos
Estimular o associativismo e a operação segura e responsável de atividades, bem como fomentar a discussão entre empresários sobre o associativismo, a profissionalização do turismo e a formalização de empresas são os objetivos da Oficina de Associativismo.
A Oficina de Estruturação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, ou GVBS, visa auxiliar a organização do grupo. Durante o evento em Barreirinhas, serão definidas as questões de estrutura física para o seu funcionamento, identificação dos coordenadores e membros da diretoria da entidade, além de um trabalho de motivação e mobilização de voluntários.
Estão previstos ainda assessoria jurídica para a formalização do GVBS, bem como recurso destinado a aquisição de alguns equipamentos para apoio do grupo. O principal objetivo é aumentar a segurança, atuar na prevenção e otimizar a capacidade de resposta rápida e eficiente a incidentes e acidentes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.