PAÇO DO LUMIAR - O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Augusto Galba Maranhão, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim, instalaram na manhã desta sexta-feira, 23, a 2ª Vara da Comarca de Paço do Lumiar. Na solenidade, foi assinado um convênio entre os dirigentes do Judiciário e o prefeito de Paço do Lumiar, Gilberto Aroso, que irá viabilizar a ampliação do Fórum "Desembargador Tácito Caldas", para abrigar a nova unidade.
Participaram da cerimônia o conselheiro Edmar Cutrim, presidente do Tribunal de Contas do Estado, o procurador Mario de Sousa Coutinho, que representou o procurador-geral do Estado, José Cláudio Pavão Santana, além de juízes, promotores, advogados e servidores do Judiciário.
Criada pela lei complementar nº 87, de julho de 2005, a nova vara marca o início de uma série de inaugurações de unidades do Judiciário estadual. Em março, por exemplo, serão instaladas as comarcas de Senador La Roque e de Raposa e novas varas nas comarcas de João Lisboa e Viana.
Segundo a juíza Joelma Santos, diretora do fórum da comarca, a instalação da nova vara é plenamente justificável, sobretudo pela movimentação processual. Tramitam atualmente na circunscrição judiciária 5.951 processos, sendo 3.520 na Justiça comum e 2.431 no Juizado Especial. Somente no ano passado, foram distribuídas 1.999 ações cíveis e 472 ações criminais. "Este ato representa um passo decisivo para a diminuição das desigualdades sociais, com uma distribuição mais equânime e célere da justiça", disse a magistrada, que também agradeceu aos desembargadores Galba e Cutrim pela sensibilidade demonstrada em atender ao antigo anseio da comunidade.
Em seu discurso, o corregedor geral de Justiça destacou que a comarca de Paço do Lumiar, que há tempos oferece prestação jurisdicional muito intensa, com a nova vara, "irá atender melhor as necessidades de seus jurisdicionados". O desembargador Cutrim também agradeceu ao prefeito Gilberto Aroso pela parceria para a construção do espaço destinado à 2ª Vara.
No encerramento da solenidade, o presidente do Tribunal lembrou que a nova vara integra o programa de ampliação da estrutura dos serviços judiciários de primeira instância e evidenciou o empenho das duas juízas da comarca, Joelma Souza Santos e Jaqueline Reis Caracas, na instalação da unidade.
O desembargador Augusto Galba informou que já foram instalados este ano a Turma Recursal de Imperatriz, que beneficia 16 comarcas do sul do estado, e os juizados virtuais de São Luís e Caxias. "Parabéns à comunidade de Paço do Lumiar e que este povo continue sendo abençoado pelas graças de Nossa Senhora da Luz", finalizou.
Com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.