Projeto Crescer Sabendo seleciona novos alunos em Açailândia

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 14h07

AÇAILÂNDIA - Criado como um projeto de inclusão digital para crianças e jovens de baixa renda residentes na cidade de Açailândia, no sul do Maranhão, o Projeto Crescer Sabendo realiza entre os dias 14 a 16 de fevereiro o período de matrículas para o novo ano letivo, que inicia no próximo dia 20.

Financiado pelas siderúrgicas Simasa e Pindaré, o Projeto, que funciona em uma Casa-Escola de 750m² no bairro da Capelosa, em Açailândia, formou no ano passado mais 480 crianças e jovens, que participaram dos módulos do Curso de Informática Básica. “O curso possui 240h/aula divididas em quatro módulos, e as aulas acontecem sempre em um turno diferente do da escola, para não atrapalhar os estudos dos nossos alunos. Até porque uma das principais exigências para participar do projeto é estar matriculado em uma escola pública da região”, explica a coordenadora do projeto, Laura Souza.

Além da exigência de estar matriculado em uma escola pública, o projeto exige que os candidatos tenham entre 6 e 14 anos, uma renda familiar igual ou inferior a R$ 450,00, além de serem alfabetizados. “Parece incrível, mas já tivemos casos de inscrições de crianças de 10 anos que estão matriculadas na escola, mas não sabem ler. Infelizmente, para participar dos cursos, precisamos que o aluno já tenha sido alfabetizado”, lamenta a coordenadora.

Laura explica que, em 2007, o projeto teve que diminuir o número de inscrições, pois já tinha um acúmulo muito grande de candidatos inscritos no ano passado. “No ano de 2006, registramos 1300 inscrições, mas só pudemos matricular 480 candidatos. Este ano, encerramos as inscrições mais cedo, no dia 26 de janeiro, quando registramos mais 350 inscrições”, conta Laura Souza.

O período de seleção dos novos alunos do projeto será encerrado nesta segunda-feira (12) e a lista dos candidatos selecionados estará disponível para consulta no dia seguinte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.