TJ decide sobre ação contra prática de nepotismo pelo Governo do Estado

O Pleno decidiu que a ação ajuízada na Comarca de Pedreiras deverá ter andamento na Comarca de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu em sessão realizada nesta quarta-feira, dia 31, que a ação contra a prática do nepotismo nos poderes executivo e legislativo ajuizada na Comarca de Pedreiras deverá ter andamento na Comarca de São Luís.

A ação civil pública foi ajuizada pelos promotores de justiça Washington Luiz Cantanhede e Maria do Socorro Cardoso Ferreira e obteve liminar favorável à exoneração dos parentes do governador do estado e do presidente da Assembléia Legislativa concedida pelo juiz Douglas Martins.

Com a liminar cassada pelo Tribunal de Justiça, o Ministério Público recorreu por meio de agravo regimental para que o presidente do TJ reconsiderasse a decisão ou levasse o processo ao plenário, o que aconteceu na última quarta-feira, dia 24. Nessa ocasião, votaram pelo provimento do agravo os desembargadores Stélio Muniz e Antonio Bayma Araújo.

Na sessão desta quarta-feira, o pleno votou pelo não provimento do agravo, mas decidiu que os autos devem ser encaminhados para distribuição por uma das Varas da Fazenda Pública do Maranhão, conforme o voto do desembargador Milson Coutinho, que na última sessão do Pleno havia pedido vista do processo.

De acordo com o voto do desembargador Milson Coutinho, a competência para processar e julgar ação civil pública é do juízo onde ocorrem os danos. Como a sede do poder Executivo e do Poder Legislativo é São Luís considerou que a ação deva ter andamento na capital.

Na ação, o Ministério Público requer que a exoneração de todos os parentes até terceiro grau do governador do estado, vice-governador, secretários de estados e cargos assemelhados e de todos os parentes de deputados estaduais em idêntica situação.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.