Obras de construção da Usina Hidrelétrica Estreito começam amanhã

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

ESTREITO - O Consórcio Estreito Energia (CESTE), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, iniciará as obras do empreendimento nesta quinta-feira (1º) nos municípios de Estreito, no Maranhão, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, no Tocantins. Inicialmente, será preparado o local onde será instalado o canteiro de obras, compreendendo a construção de acessos internos, alojamento para mil pessoas, refeitório, área de lazer e escritórios, além de serviços de terraplanagem e supressão de vegetação e construção do aterro sanitário em Estreito (MA).

Esta etapa das obras está planejada para durar três meses e envolverá uma equipe de 100 profissionais, incluindo engenheiros, técnicos e operários. Todo o trabalho será acompanhado por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de biólogos, arqueólogos e veterinários da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e da Universidade Católica de Goiás (UCG). A idéia é que os profissionais acompanhem todo o trabalho de forma a preservar a fauna, flora e arqueologia da região.

Com uma extensão de 1.300 hectares, o canteiro de obras é o local onde se concentrarão os serviços de construção da Usina Hidrelétrica Estreito, que deverão ser realizados em três anos. A previsão é que o enchimento do reservatório seja iniciado em julho de 2010 e em setembro do mesmo ano comece a operar a primeira das oito turbinas geradoras de energia. A hidrelétrica deve estar em pleno funcionando em junho de 2011. Durante a fase de implantação do empreendimento serão gerados cerca de 22 mil empregos, entre diretos e indiretos e o CESTE priorizará a contratação da mão-de-obra local.

O projeto da Usina Hidrelétrica Estreito está orçado em R$ 3 bilhões, com capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia, sendo, portanto, o maior empreendimento de geração de energia elétrica em curso no Brasil. Além dos três municípios onde será instalado o canteiro de obras, o projeto abranje Carolina, no Maranhão, e Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins no estado do Tocantins. Na cidade de Estreito (MA) ficarão as instalações destinadas à produção de energia elétrica (casa de máquinas).

Mão-de-obra local

Para aumentar as chances de contratação de mão-de-obra local e elevar o nível de qualificação dos moradores, o CESTE em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Prefeituras está oferecendo cursos técnicos profissionalizantes de Armador de Ferragens, Carpinteiro de Forma, Pedreiro de Alvenaria, Instalador de Água e Esgoto, Eletricista Predial, Pintor de Obras, Soldador, Informática, Carpinteiro de Madeiramento e Secretariado. O programa inclui treinamentos teóricos e práticos e foi adaptado para atender o público específico da região onde será instalada a Hidrelétrica Estreito e as demandas da construção do empreendimento. Na semana passada a iniciativa formou 142 novos profissionais no estado do Tocantins. No Maranhão, os cursos de capacitação também já estão sendo ministrados.

Com informações da Clara Comunicação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.