Bacabal: Cemitério do Axixá sofre com abandono

Outra vez o cemitério está tomado pelo mato, sem iluminação e vigilante noturno.

Abel Carvalho - Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

BACABAL - O conhecido Cemitério do Axixá, campo santo que durante décadas ocupou a função de o maior e mais importante de Bacabal, voltou a sofrer com o abandono praticado pela prefeitura municipal de Bacabal. Outra vez o cemitério está tomado pelo mato, sem iluminação e vigilante noturno. E o pior: continua a ser usado para sepultamentos quase que diariamente.

“Todos os anos essa situação se repete”, afirma a senhora Maria Alexandrina de Freitas, que tem o corpo do seu marido enterrado no local. Ela garante que a situação só não é pior porque esse ano o inverno está muito fraco, o que impede que o mato cresça com mais vigor e força.

Maria Alexandrina vai mais além denunciando que “agora estão cobrando uma taxa de manutenção do jazigo”.

A taxa, pelo que foi apurado pela reportagem, começou a ser cobrada na administração do prefeito Raimundinho Lisboa, que indicou um dos seus irmãos como “diretor” do campo santo. O irmão do prefeito não foi encontrado para falar sobre a cobrança e um funcionário, provavelmente da prefeitura, que se encontrava no local se recusou a falar sobre o assunto.

Contudo, o pagamento da taxa de conservação, ou de condomínio como alguns estão chamando, foi instituído em conjunto com a adoção de um recadastramento de propriedade de túmulos.

A instituição do recadastramento e do pagamento da taxa de condomínio não é questionada, mas, sim o estado de conservação em que o cemitério se encontra e a falta de informações consistentes sobre a necessidade do recadastramento e suas futuras implicações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.