Doença ligada à pobreza mata 49 pessoas no Maranhão

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

SÃO LUÍS - Uma doença ligada à pobreza está crescendo nas áreas rurais do Maranhão. O Ministério da Saúde notificou 326 casos de beribéri nos últimos seis meses no estado. Quarenta e nove pessoas já morreram. "Quando aparece um novo caso, ficamos preocupados", diz o agente de saúde Antonio Souza.

A carência de vitamina B1 provoca a doença. O paciente pode ter lesões no cérebro, insuficiência cardíaca e perda da capacidade de andar.

Na tentativa de conter o número de casos, o governo federal mandou distribuir 1,7 milhão de comprimidos de vitamina no estado. As famílias estão recebendo também cestas básicas de alimento.

A quebradeira de coco Maria do Amparo ficou três meses internada com fraqueza extrema, mas a pobreza ainda impede a sua recuperação. "A gente tem vontade de comer uma coisa, mas não tem o dinheiro para comprar, né? Aí, o jeito é comer o que Deus dá: feijão, uma tira de carne no final de semana...", diz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.