Insegurança causa medo aos estudantes de Codó

A falta de segurança está gerando medo nos estudantes, especialmente nos do período noturno.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

CODÓ - A falta de segurança nas ruas de Codó está gerando medo aos estudantes, especialmente aos do período noturno e das escolas localizadas longe do centro da cidade. A estudante Elizângela Santos contou que presenciou um fato que a deixou com muito medo. “Ano passado um rapaz entrou armado na minha escola, ameaçou a diretora e todos os alunos de lá. Temos medo, mas temos que estudar”, lembrou a estudante.

Quem vive próximo às escolas, como a lavradora Joselita Cardoso de Andrade, também teme a ação dos que só aparecem para provocar uns aos outros e gerar brigas.

A insegurança pode estar influindo na hora de decidir em que turno estudar, mas quem só pode à noite está desistindo. É o que mostra o número de matriculados pela Secretaria de Educação do município. Das 13 mil vagas oferecidas, cerca de 9 mil foram preenchidas.

MATRÍCULA

O secretário de Educação de Codó, Francisco Jockey Ribeiro Neto, informou que o horário com menor número de matrículas foi o da noite. “Nós sabemos que o aluno desse turno é aquele que trabalha, às vezes se desloca para a zona rural e executa serviço pesado”, justificou o secretário.

A Polícia Militar (PM) afirmou que se preocupa com a situação, principalmente com a questão do uso de drogas na porta das escolas. Só ano passado, por exemplo, 55 casos passaram pela estatística da PM. O capitão Joanilson Gusmão Mota, da 9ª Companhia, adiantou que intensificará o patrulhamento noturno nas escolas.

Para isso, contará com a parceria da Prefeitura de Codó e com reforço no número de policiais. “Nós vamos intensificar esse trabalho com a Guarda Municipal e com um reforço de policiais que estão sendo deslocados para nossa cidade. A previsão é de que até o meio do ano chegue esse policiamento”, informou o capitão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.