ISOLAMENTO

Tufilândia: moradores estão praticamente isolados

Há pessoas que arriscam a vida passando pela estreita ponte da estrada de ferro carajás.

Imirante. com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h08

SÃO LUÍS - Os moradores de Tufilândia, na Região Central do Estado, a 272 quilômetros de São Luís, estão praticamente isolados. As duas únicas estradas de acesso ao município se encontram em condições precárias. Em uma delas, o problema é cabeceira de uma ponte que cedeu em julho do ano passado.

É preciso paciência, coragem e força de vontade para chegar em Tufilândia, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, na região central do Maranhão. Há duas vias de acesso ao município. A principal, MA-019, interligada à BR 222 e a alternativa, uma estrada carroçal no meio do mato. A duas não têm estrutura para suportar as chuvas e o grande movimento.

Por ser mais curta, a via alternativa, é a preferida pelos moradores em tempo de estiagem, mas, com a chegada das chuvas os atoleiros tomaram conta da estrada. A lama não é o único problema. A estrada termina em um lago na cidade de Pindaré-Mirim, onde o nível da água subiu e invadiu a estrada. A correnteza é tão forte que destruiu a ponte de madeira que dava acesso ao outro lado.

Há pessoas que arriscam a vida passando pela estreita ponte da estrada de ferro carajás.

Em junho do ano passado a ponte a cabeceira de uma ponte na BR-019 cedeu. Agora a passagem está sendo feita de canoa ou sobre o que restou da ponte. Perigo que muitos enfrentam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.