ESTREITO - As ruas de Estreito serão palco, neste sábado, de uma manifestação em favor da redução da criminalidade no município. A campanha "Soldados da Paz", promovida pela comarca local, será lançada com uma caminhada, a partir das 16h, seguida de um show do padre Luzimar.
De acordo com a juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, diretora do Fórum Aristides Lobão, tramitam cerca 2.400 processos na comarca de Estreito, 800 dos quais criminais. O objetivo principal da campanha é tornar os cidadãos agentes de ações que ajudem a reduzir o número de adolescentes em conflito com a lei no município.
O ato público conta com o apoio de comerciantes, comunidade, prefeitura, Conselho Tutelar, Ministério Público e de prefeituras de outros municípios da região tocantina. Participam da organização o Conselho Comunitário de Cidadania e Segurança (CCS) e o Conselho de Execução Penal (EP) da comarca de Estreito.
A caminhada terá início na Praça da Liberdade, seguirá pela Rua Virgílio Franco, passará pela Avenida Tancredo Neves, retornando ao ponto de partida, onde será realizado o show do padre Luzimar. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE no município, Estreito tinha cerca de 23 mil habitantes em 2005.
O Conselho Comunitário de Cidadania e Segurança foi criado em novembro do ano passado, por iniciativa do Poder Judiciário, em conseqüência do aumento da criminalidade no município. No mesmo mês foi criado o Conselho de Execução Penal, para auxiliar o Ministério Público e o Poder Judiciário na execução e fiscalização das penas privativas de liberdade, restritivas de direito, de multa, da suspensão condicional da pena ou do processo, além de dar assistência aos presos.
O Conselho CCS é presidido por Félix de Assis Queiroz de Araújo e tem como vice o padre Almir dos Santos. O Conselho EP tem como presidente Keila de Sousa, e vice Antônio Sousa. Verônica Dias Candeiro e Ana Lúcia Sousa e Silva são, respectivamente, 1ª e 2ª secretárias dos dois conselhos, assim como Cícero Neco Morais responde pela tesouraria de ambos.
Com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.