ESTREITO - As ruas de Estreito serão palco, neste sábado, de uma manifestação em favor da redução da criminalidade no município. A campanha "Soldados da Paz", promovida pela comarca local, será lançada com uma caminhada, a partir das 16h, seguida de um show do padre Luzimar.
De acordo com a juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, diretora do Fórum Aristides Lobão, tramitam cerca 2.400 processos na comarca de Estreito, 800 dos quais criminais. O objetivo principal da campanha é tornar os cidadãos agentes de ações que ajudem a reduzir o número de adolescentes em conflito com a lei no município.
O ato público conta com o apoio de comerciantes, comunidade, prefeitura, Conselho Tutelar, Ministério Público e de prefeituras de outros municípios da região tocantina. Participam da organização o Conselho Comunitário de Cidadania e Segurança (CCS) e o Conselho de Execução Penal (EP) da comarca de Estreito.
A caminhada terá início na Praça da Liberdade, seguirá pela Rua Virgílio Franco, passará pela Avenida Tancredo Neves, retornando ao ponto de partida, onde será realizado o show do padre Luzimar. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE no município, Estreito tinha cerca de 23 mil habitantes em 2005.
O Conselho Comunitário de Cidadania e Segurança foi criado em novembro do ano passado, por iniciativa do Poder Judiciário, em conseqüência do aumento da criminalidade no município. No mesmo mês foi criado o Conselho de Execução Penal, para auxiliar o Ministério Público e o Poder Judiciário na execução e fiscalização das penas privativas de liberdade, restritivas de direito, de multa, da suspensão condicional da pena ou do processo, além de dar assistência aos presos.
O Conselho CCS é presidido por Félix de Assis Queiroz de Araújo e tem como vice o padre Almir dos Santos. O Conselho EP tem como presidente Keila de Sousa, e vice Antônio Sousa. Verônica Dias Candeiro e Ana Lúcia Sousa e Silva são, respectivamente, 1ª e 2ª secretárias dos dois conselhos, assim como Cícero Neco Morais responde pela tesouraria de ambos.
Com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.