SÃO LUÍS - “Iremos dar continuidade aos trabalhos iniciados pela gestão anterior, no sentido de obter total satisfação por parte da corporação e de toda a sociedade. Precisamos honrar a chance que nos foi dada pelo governador Jackson lago”.
Essas foram as palavras do coronel Délcio de Castro Barros, o coronel Castro, ao assumir, na manhã desta terça-feira, o comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A gestão anterior foi exercida pelo coronel Getúlio da Silva Pereira. A solenidade de passagem de comando ocorreu no pátio do Quartel do Comando Geral, localizado no Bacanga.
O evento foi prestigiado por autoridades civis e militares como o vice-governador do Estado, pastor Luis Carlos Porto, a secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Pinheiro Filho, o vereador Barbosa Lages, o Delegado Geral de Polícia Civil, Jéferson Portela, o ex-deputado Celso Coutinho, o secretário de Articulação Política do Estado, Wilson Carvalho, o secretário-adjunto de Educação, Paulo Matos, o vice-prefeito de Guimarães, Murilo..., o secretário de Saúde, Dr. Edmundo, o comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Exército, coronel Pereira, dentre outros.
Representando o governador do Estado, o vice-governador esteve presente a falou sobre a indicação do coronel Castro ao comando do Corpo de Bombeiros. De acordo com o pastor Porto, “esse tipo de mudança é natural. O governante que assume o poder tem o direito de escolher as pessoas que ele quer ao seu lado. Mesmo reconhecendo os méritos do trabalho extraordinário do coronel Getúlio, o governador optou por acreditar em toda a experiência do coronel Castro. E certamente, ele fará uma boa gestão”.
Histórico
Nascido em 24 de setembro, na cidade maranhense de Guimarães, o coronel Castro é bacharel em Ciências Contábeis e possui o Curso de Formação de Oficiais, pela Academia de Bombeiros do Distrito Federal. É pós-graduado em Gestão Estratégica nas Organizações. Ingressou no serviço militar em 4 de fevereiro de 1980, no 24º Batalhão de Caçadores, concluindo o seu tempo de serviço militar obrigatório em 15 de dezembro de 1980.
Como parte de suas experiências profissionais, o militar acumula uma especialização em Perícia de Incêndio e Explosão (Distrito Federal), Curso de Salvamento e Extinção de Incêndio (DF), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais BM (DF), Curso Superior de Comando (Rio de Janeiro), dentre outros.
O coronel Castro já desempenhou uma série de funções dentro do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Dentre elas, merecem destaque, o comando da Seção de Combate a Incêndio do Aeroporto Cunha Machado, o comando do 1º Grupamento, a diretoria de Pessoal e Finanças, a subchefia do Estado Maior Geral da corporação, a presidência do Conselho de Justiça da Auditoria Militar do Estado do Maranhão.
Como prova do reconhecimento pelos bons serviços prestados ao CBMMA, no período de 20 (vinte) anos, o militar foi condecorado pelo então comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Getúlio, com a Medalha Serviço Bombeiro Militar “Dom Pedro II”. Foi, ainda, elogiado pelo Juiz Auditor da Justiça Militar do Estado do Maranhão, pela sua conduta exemplar durante o período em que exerceu a função de Presidente do Conselho de Justiça da Auditoria Militar do Estado do Maranhão.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.