Liberada construção da Hidrelétrica de Estreito

Sarney Filho afirma que a obra trará grandes benefícios.

Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

BRASÍLIA - A licença de construção da Hidrelétrica de Estreito, no rio Tocantins, entre os estados do Maranhão e Tocantins, foi assinada ontem pelo presidente do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Marcos Barros. O investimento estimado é de R$ 3 bilhões e a previsão dos empreendedores é iniciar as obras em 2007, com conclusão prevista para 2010.

O licenciamento havia sido garantido esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao deputado Sarney Filho (PV), que manteve gestões na área ambiental para discutir os possíveis impactos da obra. O parlamentar disse estar convencido de que, com os ajustes de conduta propostos pelo Ibama, os benefícios da obra serão muito superiores a eventuais prejuízos ambientais.

“Desde o começo eu me coloquei à disposição do consórcio responsável pelo projeto e também das entidades sociais envolvidas. É lógico que, como ambientalista, vivi num certo conflito, mas que foi dirimido quando o Ibama deixou claro que os termos de ajuste de conduta estavam sendo assinados e os eventuais prejuízos ambientais seriam sobejamente compensados pelas ações de desenvolvimento sustentável, pelos investimentos na área de desenvolvimento e pelos acordos e compromissos firmados perante a Justiça”, afirmou o deputado.

Para o início das obras, faltava a licença de instalação da usina hidrelétrica, que dependia de condicionantes impostas por estudos pedidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A hidrelétrica terá capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia e pertence ao Consórcio Ceste, composto pelas empresas Suez Energy(40,07%), Companhia Vale do Rio Doce (30%), Alcoa Alumínio (25,49%) e Camargo Corrêa Energia (4,4%).

Benefícios

O deputado disse que a construção de uma hidrelétrica, dentro do município de Estreito, é importante para o Brasil, porque ajudará a resolver a deficiência de energia elétrica, possibilitando mais segurança para o desenvolvimento do país e também para o Maranhão, porque vai gerar recursos, empregos, trabalho e renda para a população daquela região.

“Eu tive o imenso prazer de ter sido votado no município de Estreito e sou amigo pessoal do prefeito Zeca Pereira, que depositou a confiança do seu voto na minha pessoa. O presidente Lula me disse que iria assinar já autorização para que o início das obras. Então, este é o momento dos municípios da região se organizarem para que os trabalhadores dessa região sejam aproveitados na obras”, explicou o deputado.

Sarney Filho disse que é preciso evitar que ocorra uma migração em massa para a região, porque no futuro, quando a obra for concluída, poderão aparecer favelas e pessoas desempregadas. Para o deputado, “é fundamental que a sociedade como um todo, da região até Imperatriz, tenha noção de que esse empreendimento é para melhorar as condições de vida de toda a população, e não apenas de um segmento”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.