Juventude Quilombola se reúne no final de semana em Alcântara

O objetivo é o encerramento do Consórcio Social da Juventude Quilombola do município.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

SÃO LUÍS - Acontece neste sábado (16) e domingo (17), o encerramento do Consórcio Social da Juventude Quilombola de Alcântara, no centro de Ensino Médio João Leitão, no município de Alcântara.

O evento vai contar com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), além da sociedade civil organizada.

O Consórcio Social da Juventude Quilombola de Alcântara é uma ação do Governo Federal, baseado no Programa Nacional de estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esse consórcio é o pioneiro por ter como público jovens remanescentes de comunidades quilombolas.

O programa é uma política geradora de oportunidades de trabalho, inclusão social e cidadania para a juventude quilombola, em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades de qualificação sócio-profissional e de efetiva inserção no mundo do trabalho. É uma ação do Governo Federal, baseado no Programa Nacional de estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É o pioneiro por ter como público jovens remanescentes de comunidades quilombolas.

O Consórcio Social da Juventude Quilombola de Alcântara é também uma política geradora de oportunidades de trabalho, inclusão social e cidadania para a juventude quilombola, em situação de vulnerabilidade social, criando oportunidades de qualificação sócio-profissional e de efetiva inserção no mundo do trabalho. Uma proposta de formação técnica e profissional desenvolvida através de atividades teóricas e práticas, objetivando a qualificação dos jovens, estimulando seu constante aprendizado e autonomia.

Durante os 10 meses de programa, o consórcio quilombola foi consolidado como uma instância formuladora de políticas públicas para a juventude, foram desenvolvida atividades de conhecimentos e competências com os jovens para o exercício da cidadania e a inserção no mundo do trabalho, que favoreceram o empreendedorismo e o acesso dos jovens e das jovens ao mercado formal de trabalho.

O CSJQA é desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ). Entidade âncora do programa e fórum de representação das comunidades quilombolas do Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.