BRASÍLIA - Sábado é o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue. O tema deste ano é: "Não esqueça. A dengue se combate todo dia". Em 2006, houve redução de mais de 70% dos casos da doença no Maranhão. Mas os números de dengue hemorrágica preocupam as autoridades. Para manter a doença longe dos maranhenses, a Secretaria Estadual de Saúde capacita profissionais da área para identificar e tratar o problema. Além disso, mais de 10 mil agentes comunitários visitam, a cada dois meses, as residências, orientando como eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos, a população está consciente, mas deve prolongar os cuidados durante todo o ano.
"A gente pede, a gente orienta que essa mobilização fique perene, de modo permanente em cada uma das residências. Isso tem sido um pouco difícil de conseguir, mas, pela comparação com a década passada, quando nós começamos a ter dengue aqui no estado, nós achamos que a população evoluiu muito, porque senão a situação estaria muito pior. Nós esperamos que a população fique atenta porque essa luta não é só em novembro, é diária", disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos.
Os sintomas da dengue são febre, dores nas articulações, ao redor dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em casos de suspeita da doença, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque-Saúde, no 0800 61 1997. Todo dia é dia de acabar com a dengue.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.