SÃO LUÍS - Apesar de não haver data definida para a instalação da comarca de Senador La Roque, o juiz titular da comarca de João Lisboa, Flávio
Roberto Ribeiro Soares, já separou os processos que serão enviados a ela. É provável que a instalação ocorra ainda este ano, informa o
corregedor-geral de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim.
Dos três mil processos que tramitam em João Lisboa, 500 serão redirecionados a Senador La Roque, a maior parte deles de natureza criminal. Os processos foram escolhidos usando-se como critério o endereço dos requerentes.
A nova comarca é um desmembramento da comarca de João Lisboa, município localizado na Região Tocantina, e foi criada a partir de projeto da Corregedoria Geral da Justiça aprovado pelo Pleno do TJ em setembro.
Para a escolha do juiz que irá titularizar a comarca de Senador La Roque, será lançado um edital abrindo vaga para remoção.
Há hoje 100 comarcas em funcionamento no Estado. Este ano, foram instaladas as de Itinga e de Mirinzal. Além de Senador La Roque, estão previstas em breve a de Santa Rita e a de Morros.
Durante a instalação da 1ª Vara de Interdição e 9ª Vara Cível, dia 7 último, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), o corregedor Raimundo Cutrim observou em pronunciamento que se dependesse dele e do presidente do TJ, desembargador Galba Maranhão, nenhum maranhense ficaria sem prestação jurisdicional. Ambos defendem proposta de que
todos os municípios tenham comarcas e todas as comarcas tenham fóruns.
Com informações da Corregedoria Geral da Justiça
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.