SÃO LUÍS - Após uma reunião da promotora de justiça, Raquel Pires de Castro, com o prefeito de Arari, José Antônio Aguiar, mais conhecido Midubim, e membros de sua equipe e do movimento de funcionários públicos municipais, os servidores de Arari aceitaram a proposta da prefeitura e retornaram ao trabalho.
O acordo prevê que o pagamento dos salários em atraso dos servidores da educação e da administração municipal seja feito até esta sexta-feira.
A reunião de iniciativa do Ministério Público teve por objetivo pôr fim ao impasse gerado desde a última sexta-feira quando cerca de três mil servidores se rebelaram naquele município e decidiram ocupar a Prefeitura devido ao atraso no pagamento dos salários. Eles também protestaram sobre supostas irregularidades na administração municipal.
De acordo com a promotora de justiça, Raquel Pires de Castro, o montante de R$ 53 mil do Fundo de Participação do Município (FPM) já está bloqueado a pedido do MPMA. Como a quantia não é suficiente, a prefeitura se comprometeu em complementar o total da folha de pagamento para que seja pago um mês dos salários em atraso dos servidores da administração e da educação.
- Os valores já estavam bloqueados desde a semana passada e aguardava somente a relação dos servidores para o banco operacionalizar o pagamento, mas os servidores preferiram fazer a manifestação -, esclareceu a promotora.
A magistrada disse que o pagamento só terá início até esta sexta-feira porque a prefeitura teve de pedir cópias do arquivo da folha de pagamento, já que o computador que continha os dados foi furtado durante a manifestação da última sexta-feira. Os servidores da educação estão com um mês dos salários em atraso enquanto os da administração estão há três sem receber os seus vencimentos.
- Buscamos resolver uma questão emergencial e garantir a normalidade no município de Arari -, finalizou a promotora.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Pùblico Estadual.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.