Curso vai capacitar jovens para serem monitores ambientais em Alcântara

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

SÃO LUÍS – Entre os dias 02 a 06 de outubro estarão abertas inscrições para o Curso Básico de Monitores Ambientais, que o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Prefeitura de Alcântara e Sebrae promovem em Alcântara, no período de 16 de outubro a 29 de novembro.

São oferecidas 40 vagas para jovens alfabetizados e residentes em Alcântara há pelo menos cinco anos, com idade a partir de 18 anos. Após as inscrições, os candidatos passarão por uma etapa de entrevistas para seleção, nos dias 09 e 10 de outubro.

A formação de monitores ambientais é parte das ações do Programa Nacional de Ecoturismo, executado pelo Ministério do Meio Ambiente. Além de Alcântara, no Maranhão o curso está sendo oferecido em Barreirinhas e Carolina.

O objetivo contribuir para formação de monitores ambientais locais para atuarem na condução de visitantes em Unidades de Conservação Ambiental ou em sítios inseridos nas áreas do entorno dos parques nacionais.

O curso terá 160 horas, distribuídas entre aulas teóricas, práticas e estágio. Terá quatro módulos: Meio Ambiente e Cultura; Turismo e Sustentabilidade; O Trabalho do Monitor; e Primeiros Socorros e Segurança. Todos os temas vão considerar os aspectos ambientais, históricos e culturais de Alcântara, visando capacitar os futuros monitores dentro da realidade do município.

Para o curso, serão priorizados jovens oriundos das comunidades onde os roteiros estão localizados – Itamatatiua, Mamuna, Baracatatiua, Ponta d'Areia, São João de Cortes, Canelatiua, Santa Maria, Vista Alegre e Ilha do Cajual. A idéia é que, após a capacitação, esses jovens possam trabalhar na própria comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.