Caso Alexandra

Promotores afastados devem entrar com representação

Os três promotores pediram a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Alexandra Tavares.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h20

SÃO LUÍS - O promotor José Cláudio Cabral Marques disse que os promotores de investigações criminais vão entrar com uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público pedindo que a decisão do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Maranhão, que os afastou de suas funções seja considerada ilegal.

Os três promotores pediram a quebra dos sigilos fiscal e bancário da ex-primeira-dama e ex-secretária de Solidariedade Humana, Alexandra Tavares, no último dia 4, e foram afastados do caso no dia seguinte (6/7) por meio de uma portaria assinada pelo procurador-geral de Justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa.

- Nós vamos tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis. Vamos ao Conselho Nacional do Ministério Público relatar o fato para saber se tem fundamento legal afastar três promotores que têm o princípio da independencia funcional e da inamobilidade lhes resguardando de uma caso investigado por eles - afirmou o promotor.

Cláudio Marques disse, ainda, que o fato concreto que respalda a representação é a data da instauração do inquérito que foi dia 26 de junho, depois de mais de 8 meses de investigação, e quatro dias depois, no dia 30 de junho, sai a portaria do procurador impedindo que eles continuem a investigação do caso.

- Um outro fato é que só fomos cientificados do nosso impedimento no dia 5 de junho. Dia seguinte ao pedido de quebra dos sigilos bancário e fiscal de Alexandra Tavares. Uma funcionária apenas disse: 'vocês estão fora do caso'. Então, estranheza nos causa muito - revolta-se.

Acompanhe os fatos

Promotores do caso Alexandra são afastados

Nota sobre decisão de redirecionamento de atividades das Promotorias de Investigação Criminal

'MP não pode cruzar os braços', diz promotor

MP pede quebra de sigilos fiscal e bancário de Alexandra Tavares

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.