SÃO LUÍS - A campanha para arrecadação de alimentos e donativos que serão entregues às 140 famílias desabrigadas pelo rio Mearim, em Bacabal, vai até 25 de maio. A ação, que teve início dia 9, é coordenada por comissão formada pela Comarca, Justiça do Trabalho, Juizado Especial Cível e Criminal, Ministério Público, OAB/ Bacabal e Justiça Eleitoral.
Juízes, promotores, advogados, empresários e sociedade se mobilizam para doar donativos como redes, colchões, filtros, panelas, lençóis, cestas básicas, cimento e roupas usadas. Não são aceitas doações em dinheiro. "Fizemos levantamento e verificamos o que realmente as famílias precisam. São 140 famílias morando em galpões, que voltarão para casa dentro de 15 dias, e vão necessitar de utensílios básicos", informou o juiz titular da comarca, Osmar Gomes dos Santos.
De acordo com o juiz, somente na terça-feira (9) quando houve o lançamento da campanha, 70 empresários deram apoio às doações. A expectativa é que até o fim da campanha, mais de 100 empresários adotem a causa. "Já recebemos muitas doações. Foi uma surpresa para nós", afirma o juiz.
No dia 22, a comissão de arrecadação se reúne para definir a data da entrega das doações às famílias, em ato público com participação de parceiros e comunidade. Também será distribuído um sopão aos desabrigados.
Paralelo a esta ação, a comissão irá elaborar documento destinado ao prefeito de Bacabal, cobrando solução definitiva para os desabrigados das cheias do Mearim, que ocorrem a cada ano. "Pedimos que a prefeitura promova o deslocamento das pessoas para um local seguro, onde não haja enchentes", explica o juiz Osmar Gomes.
"Com isso, vamos resolver em definitivo o problema das famílias e grave problema ambiental provocado por dejetos atirados diretamente no rio", completa.
As doações devem ser entregues no Fórum, na Promotoria, no Cartório Eleitoral, na Justiça do Trabalho, na OAB e no Juizado Especial de Bacabal, até o dia 25 de maio. Quem tiver interesse em participar da campanha, e estiver fora de Bacabal, deve ligar para 0xx99 3621-5046 ou 3621-1200, e receber orientação.
As informações são da Corregedoria Geral da Justiça.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.