Reportagem da Mirante AM ganha prêmio BNB de jornalismo

O jornalista Douglas Pinto foi o vencedor com a reportagem sobre produtores rurais em Rosário.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h23

SÃO LUÍS - O Banco do Nordeste anunciou os vencedores do Prêmio BNB de Jornalismo de 2005 nos Estados de sua área de atuação. No Maranhão, quatro categorias foram contempladas, entre elas mídia eletrônica (rádio).

A reportagem “Financiamento do Pronaf ajuda a melhorar as condições de vida de produtores rurais em Rosário", do repórter Douglas Pinto da rádio Mirante AM, foi a vencedora.

O Prêmio BNB de Jornalismo, lançado desde a década de 1980, tem como objetivo estimular o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, capazes de contribuir para a inclusão social e fortalecimento da cidadania no Brasil e no Nordeste.

Concorreram ao prêmio profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 60 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o País, envolvendo o tema “Crédito como indutor do desenvolvimento do Nordeste do Brasil”.

A reportagem “Financiamento do Pronaf ajuda a melhorar as condições de vida de produtores rurais em Rosário” foi veiculada no dia 30 de dezembro do ano passado na programação jornalística da Rádio Mirante AM. O repórter Douglas Pinto visitou o município de Rosário e alguns povoados da Região do Munim, onde produziu a matéria e conheceu de perto os resultados práticos que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar está trazendo para os moradores da Zona Rural.

Premiação

O Prêmio BNB de Jornalismo 2005 foi entregue aos vencedores que concorreram em nível nacional. Os ganhadores nos Estados ainda receberão o prêmio. No Maranhão, a cerimônia de entrega acontece no próximo dia 1º de junho, Dia da Imprensa, no Espaço Renascença, a partir das 18h30, durante o IV Encontro Nacional de História da Mídia.

A solenidade contará com a presença de mais de 600 pessoas, incluindo o Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; do Presidente da Rede Alcar, Dr. José Marques de Melo, que também é professor da Universidade Metodista de São Paulo; do Superintendente Estadual do BNB no Maranhão, Isidro Siqueira; e do Gerente do Ambiente de Comunicação Social do BNB, José Maurício Lima.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão, Douglas Pinto integra a equipe da rádio Mirante AM desde julho de 2003, quando começou como estagiário da emissora. Depois de completar sua jornada como estagiário, foi contratado como produtor da rádio e também para atuar como repórter. Durante este tempo já ganhou cinco prêmios na área de radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo.

Na rádio Mirante AM, concorreu a dois desses prêmios. A matéria “o Maranhão sem trabalho infantil doméstico: dentro de casa no silêncio” foi vencedora no ano passado (ainda como estudante de Comunicação). Este ano, mais uma vez ganhou prêmio de jornalismo, agora do BNB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.