Riacho Santo Antônio ameça cortar BR-316 próximo a Bacabal

A estrada liga os estados do Pará e Ceará, passando pelo Piauí e Maranhão.

Abel Carvalho - Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h23

BACABAL – Caso as chuvas continuem caindo com a mesma intensidade em toda região do médio Mearim, principalmente nas imediações do município de Bacabal a BR-316.

A estrada , que liga os estados do Pará e Ceará, passando pelos Estados do Piauí e Maranhão, onde é acesso a vários dos principais municípios do Estado, pode ter sua pista cortada a qualquer momento pelas águas do riacho Santo, à altura do povoado que leva o mesmo nome, nas proximidades do entroncamento da BR com a estrada estadual que leva ao município de São Luís Gonzaga.

O local que corre risco de interdição fica distante cerca de 15 quilômetros da cidade de Bacabal, à altura do quilômetro 345.

Em razão da grande precipitação pluviométrica, todos os rios, riachos, igarapés e lagos da região estão completamente cheios e transbordando.

A exemplo do que acontece com o Rio Mearim, que já ultrapassa os 10 metros acima do seu nível normal, o riacho Santo Antônio também subiu muito de nível e já invadiu uma das pistas da BR-316.

As cheias que elevaram o nível das águas do riacho também aumentaram a velocidade e a força da correnteza que passa por baixo de uma pequena ponte.

Como a vazão aumentou a capacidade de passagem das águas por baixo da ponte exauriu fazendo com as águas acumulassem apenas de um dos lados BR, o que formou uma grande represa, e agora comecem a passar por cima da pista.

Os motoristas que circulam diariamente pela BR, passando pelo local, já temem que a ponte, ou pelo menos parte de suas duas cabeceiras, sejam levadas pelas águas, a exemplo do que já aconteceu na BR-115 nas proximidades da cidade de Miranda do Norte.

Os moradores do povoado de Santo Antônio também estão muito impressionados com o que está acontecendo e explicam nunca terem visto o riacho tão cheio assim. Eles também acreditam que, caso as chuvas continuem na mesma intensidade, a pista da BR-316 pode ser cortada em breve.

A água invade a pista e provoca sedimentação do trecho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.