SÃO LUÍS - O Tribunal de Contas do Estado recebeu netsa quinta-feira (20) a visita de cinco deputados estaduais. Os parlamentares foram pedir ao presidente do TCE, auditoria nas contas e contratos de fundações com o Governo do Estado.
Os deputados desconfiam de irregularidades na liberação de recursos para essas fundações.
Acusam o Governo do Estado de derramar dinheiro público em contas de fundações, para custear campanha eleitoral no interior do Estado.
O maior exemplo, segundo os deputados, seria o da Fundação Assistencial Raimunda Maria Pessoa, em Chapadinha.
Raimunda Maria Pessoa é mulher do ex-prefeito Isaías Fortes, pai da secretária de Estado da Coordenação dos Municípios do Baixo Parnaíba, Isamara Fortes.
Para essa fundação os recursos previstos passam de R$ 4 milhões.
Os deputados entregaram o pedido de apuração ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edimar Cutrim e anunciaram que vão entrar com representação contra o Estado.
O Tribunal de Contas não sabe quantas fundações estão conveniadas com o governo do estado, mas garante que vai apurar as denúncias.
Os documentos entregues pelos deputados vão ser enviados ao setor técnico e à assessoria jurídica do Tribunal de Contas. Depois segue para o Ministério Público.
A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informou que não há irregularidades nos convênios executados junto a entidades e prefeituras.
Em Chapadinha, depois de investigar a Fundação Assistencial Raimunda Maria Pessoa, a promotora de Justiça da Comarca, Doracy Santos, afirmou que a entidade só existe no papel, apesar de ter registro provisório há mais de cinco anos.
Segundo a promotora, foi constatado que, após as denúncias de irregularidades, uma reforma de urgência foi iniciada no prédio da Fundação onde, até o momento, nada funciona.
A presidente da entidade, Raimunda Maria Pessoa, deverá comparecer na próxima quarta-feira ao Ministério Público, em Chapadinha, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.