População de Arari será beneficiada com Telecentro

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h24

SÃO LUÍS - Arari será a terceira cidade a inaugurar um telecentro comunitário do Projeto Jovem Cidadão.

Os quase 30 mil habitantes da cidade de Arari - localizada à 115 km da capital maranhense - poderão freqüentar, a partir da próxima semana, o primeiro telecentro comunitário do município. O espaço, que será inaugurado neste sábado (08/04), irá disponibilizar aos moradores do município acesso gratuito a computadores ligados a Internet, possibilitando assim a realização de pesquisas, trabalhos escolares e projetos.

O telecentro também irá contribuir para o acesso a novos canais de informação e conhecimento, uma vez que a exclusão digital no município, assim como em todo o estado, alcança números alarmantes. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, levantamento publicado pela Fundação Getulio Vargas em 2003, apenas 0,19% da população arariense tem acesso a computador, o que coloca o município entre as cento e cinqüenta cidades com maior índice de exclusão digital.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Projeto Jovem Cidadão, concebido pela Ong Formação em parceria com a ASP (Associação de Saúde da Periferia do Maranhão), o Portal de Educação da Baixada, os Fóruns da Juventude, Caixa Econômica Federal e financiado pela Fundação Kellogg. A conexão de Internet foi viabilizada para o município, através de uma parceria com o Instituto Telemar.

O prédio, cedido e mantido pela Prefeitura Municipal, sofreu uma ampla reforma para receber os equipamentos. Numa sala ao lado, já funciona o Fórum da Juventude da cidade, que terá a responsabilidade de administrar o espaço.

Para a inauguração do telecentro, também organizada pelo Fórum da Juventude, foram convidados representantes da Sociedade Civil e do Poder Público. A data da inauguração também irá coincidir com a quarta etapa da formação em comunicação educativa, promovida pelo PJC, e que contará com a presença de aproximadamente 150 jovens de cinco municípios (Arari, Cajari, Matinha, Penalva e Santa Inês).

Nos telecentros do Projeto Jovem Cidadão serão os monitores que irão orientar a população na utilização dos programas e equipamentos. Os monitores são jovens de organizações juvenis, representantes do Fórum da Juventude Local, e participantes do PJC, treinados por especialistas do projeto. Alguns desses jovens, antes do treinamento, sequer haviam utilizado computador.

O telecentro de Arari será o terceiro do Projeto Jovem Cidadão a receber a conexão da Internet, através da parceria com o Instituto Telemar.

Outros 7 espaços já instalados nas cidades de Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento (2), São João Batista e São Vicente Férrer também aguardam a conexão para que sejam inaugurados.

Por enquanto, somente os telecentros das cidades de Cajari e Matinha estão em pleno funcionamento. Em Cajari, a média de usuários por dia é de 40 pessoas, enquanto em Matinha é de aproximadamente 64 usuários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.