IBAMA apreende 41 metros cúbicos de madeira serrada em Santa Inês

As madeiras apreendidas são das espécies Ipê e Maçaranduba.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h28

SÃO LUÍS - A equipe de fiscalização do IBAMA em Santa Inês apreendeu cerca de 41 metros cúbicos de madeira serrada em duas operações realizadas durante a semana de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. No dia 31, a equipe apreendeu 27 metros cúbicos de madeira serrada na BR-316, em fiscalização realizada no Posto da Receita Federal. Entre a madeira apreendida 22 metros são da espécie Ipê e 5 metros da espécie maçaranduba, a carga estava sendo transportada sem a cobertura da ATPF (Autorização para Transporte de Produtos Florestais), sendo que o documento apresentado era uma falsificação. A madeira estava em um caminhão Volvo de placa HTY-6014. Após a apreensão foi lavrado o auto de infração com multa no valor de R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais), o veículo e o reboque utilizados no ilícito (carreta) também foram apreendidos.

No dia 1º de fevereiro, os fiscais apreenderam 14 metros cúbicos de madeira serrada na BR-316, no município de Santa Inês, com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal, sendo 12 m3 da espécie copaíba e 2 m3 da espécie faveleira, com a carga sendo transportada sem cobertura da ATPF (Autorização para Transporte de Produtos Florestais), pois a apresentada foi emitida no ano de 2004 (fora do prazo de validade de um ano). A madeira era transportada por um caminhão Mercedes-Benz de placa KGG-6373. Por fim foi lavrado um auto de infração em nome da empresa responsável com multa de R$ 7.000 (sete mil reais) e os termos de apreensão e depósito do veículo.

Com informações do IBAMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.