IBAMA em Santa Inês faz apreensões de pescado e aves silvestres

Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 14h29

SANTA INÊS - O escritório regional do IBAMA na cidade de Santa Inês (MA) realizou entre os dias 10 e 13 de janeiro fiscalizações e visitas nos municípios de Pio XII, Bela Vista do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia do Paruá, Araguanã e Santa Inês. As visitas foram feitas as colônias de pescadores com o intuito de conscientizar os trabalhadores a obedecerem o período de defeso da piracema (proteção da reprodução dos peixes).

No município de Pio XII, os fiscais realizaram uma busca de pescado na feira local, no entanto, não foi detectada a existência de comercialização irregular no local. Na sede do município de Bela Vista do Maranhão, foram apreendidas aves silvestres, sendo quatro exemplares da espécie Pipira Azul e um exemplar da espécie Sabiá-da-mata (Turdus fumigatos). A soltura desses pássaros foi feita no entorno do lago Remanso, na zona rural de Santa Inês. Na rodovia BR-316, foram apreendidas dez aves, sendo cinco exemplares da espécie ameaçada Guará e cinco colhereiros, elas foram posteriormente doadas a um criador credenciado pelo IBAMA.

Em Alto Alegre do Pindaré, além da visita à colônia de pescadores, os fiscais tiveram uma reunião com o delegado da polícia local na busca de maior apoio aos membros da colônia nas operações de fiscalização. No município de Santa Luzia do Paruá, foram dadas entrevistas nas rádios Tropical e Digital com o objetivo de esclarecer a comunidade com relação ao período de defeso da piracema.

Na visita à colônia de pescadores do município de Araguanã, a equipe recolheu o material de pesca apreendido (três redes de malha tipo 5 e duas tarrafas) numa operação de fiscalização em 30 de dezembro de 2005 e reuniu-se com o Secretário municipal de meio ambiente e turismo com o objetivo de obter maior apoio nas verificações realizadas pelos membros da colônia.

Na sexta-feira 13, em Santa Inês e Pindaré Mirim, a equipe de fiscalização do IBAMA apreendeu aproximadamente cerca de 150kg de peixe de água doce de várias espécies, que em seguida foram doados à comunidade carente do Povoado de São Raimundo, no município de Pindaré Mirim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.