Ibama lança informativo sobre tráfico de animais silvestres

O objetivo do folder é informar e orientar sobre a Lei de Crimes Ambientais

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h30

SÃO LUÍS - O Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a empresa química Merck, elaborou um folder informativo sobre o crime de tráfico de animais silvestres.

A Lei de Crimes Ambientais, promulgada em fevereiro de 1998, considera os animais silvestres, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais propriedade do Estado, considerando que a compra, a venda, a criação ou qualquer outro negócio envolvendo essas espécies sem autorização do Ibama é crime, resultando em multa e processo administrativo, civil e penal.

Os animais apreendidos em território maranhense devem ser encaminhados ao Centro de Triagem (Cetas), próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís.

O Brasil é considerado o país de maior diversidade biológica do planeta. Entretanto, existem atualmente 395 espécies animais e 106 vegetais ameaçados de extinção. Os animais silvestres são todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo no território brasileiro.

No Brasil, o tráfico da fauna silvestre tem características peculiares quanto às espécies comercializadas e ao destino que elas têm. Essas modalidades são classificadas de acordo com os objetivos do acesso e uso ilegal de animais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.