Monitoramento nos Lençóis Maranhenses se intensifica nas férias de janeiro

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h30

SÃO LUÍS - Neste mês de janeiro, período de férias escolares no verão, a fiscalização do turismo está sendo intensificada nos Lençóis Maranhenses.

O monitoramento está sendo realizado principalmente sobre a Lagoa do Peixe e a Lagoa Azul, que são as áreas de maior visitação dentro da unidade de conservação e começam a retomar seu volume de água normal no início do período chuvoso após uma longa estiagem no segundo semestre de 2005.

Nessa operação é feita a sensibilização junto aos turistas, motoristas e condutores sobre as normas de visitação presentes no plano de manejo (proibição de bebidas alcoólicas e de veículos trafegando pelas dunas, manuseio do lixo produzido pelos turistas, etc.)

O Corpo de Voluntários da Brigada do Corpo de Bombeiros continua coletando dados sobre a quantidade de carros que entram no Parque Nacional dos Lençóis, bem como a quantidade e a origem dos visitantes.

Todos os dados levantados são direcionados ao escritório local do IBAMA e estão sendo trabalhados pelos analistas ambientais Maria Carolina Camargos e Adelquis Monteiro para a obtenção de estatísticas sobre o turismo e outras atividades no PARNA, que serão utilizadas no planejamento e ordenamento do uso público, uma das metas traçadas na reunião do Conselho Gestor do IBAMA/MA em 19 e 20 de dezembro na Gerência de São

Luís.

As informações são do Ibama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.