SÃO LUÍS - A peça “O que é o Sebrae” e danças típicas locais fizeram o encerramento da Semana do Empreendedor em Barreirinhas. Promovido pela Agência Regional do Sebrae no município, o evento marcou as comemorações do aniversário da Agência e tem por finalidade aproximar ainda mais a instituição do seu público-alvo: empresários formais e informais e empreendedores em potencial da cidade.
A abertura da Semana do Empreendedor aconteceu na última quarta-feira, no Módulo Esportivo de Barreirinhas, onde também foram lançados a cartilha “Educação Ambiental: o caminho para conservação dos Buritizais” e o programa de rádio “Gente de Fibra”, trabalhando a conscientização para conservação do meio ambiente.
Presente à abertura, o prefeito de Barreirinhas, Milton Rocha ressaltou a importância da realização do evento. “O Sebrae é um grande colaborador do município e nos sentimos privilegiados em ser uma das dez cidades que contam com uma agência regional da instituição”, declarou.
Já a diretora Administrativo-Financeira, Ana Maria Ramos Cavalcante, que representou o Conselho Deliberativo e a diretoria do Sebrae, disse que a instituição é uma apoiadora dos micro e pequenas empresas e que “quem faz as coisas acontecerem são os empreendedores de Barreirinhas”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Augusto Filho, parabenizou a agência regional pelos dois anos de atuação em Barreirinhas e falou sobre turismo sustentável. “Para que haja isso, é necessária uma legislação. Por isso estamos apressando a aprovação do plano diretor do município e da legislação de proteção ao meio ambiente”, afirmou.
Sobre a cartilha Educação Ambiental, a chefe do escritório do Ibama em Barreirinhas, Érika Fernandes, disse que o Sebrae sabe trabalhar as complexidades e perfis da cidade e que o conteúdo do material é prova disso. “Tem muito da sabedoria popular das comunidades do município”, ressaltou.
Já a gestora do projeto Artesanato dos Lençóis, Rosana Célia Muniz, declarou que tanto a cartilha como o programa de rádio Gente de Fibra são produtos resultantes das sugestões da comunidade local e parceiros do Sebrae no município.
- Não podemos deixar incentivar a preservação do meio ambiente por meio dessas duas iniciativas. Eles são baseados na realidade de Barreirinhas e no saber local. Vamos fazer um trabalho massivo para preservar o período de maturação dos buritizais, matéria-prima do artesanato local - informou.
A agência do Sebrae em Barreirinhas atende 150 artesãs de 12 comunidades.
Durante o lançamento da cartilha, foi apresentada a personagem Titoca, que traz dicas sobre a preservação dos buritizais e a situação do artesanato dos Lençóis.
- Com a cartilha queremos disseminar a política de educação ambiental nas comunidades artesãs de Barreirinhas e Tutóia e incentivar o manejo sustentável dos buritizais, fomentando a participação dos artesãos em ações de conservação ambiental - explicou Catarina Pinheiro, idealizadora do projeto.
A artesã Elis Regina, que desde criança exerce a profissão, participou das oficinas sobre artesanato promovida durante a Semana do Empreendedor. “Já participei de outras. Antes, para arrecadar R$ 10,00 tinha que fazer dez peças, após a orientação do Sebrae, com uma só peça, mais bem acabada, ganho os mesmos R$ 10”, disse.
Durante a Semana do Empreendedor, também foram recolhidas assinaturas empresariais favoráveis à aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, cuja aprovação depende do Congresso Nacional.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.