SÃO LUÍS - No ano passado, em Codó, foram registrados nove casos de Aids. Em setembro deste, deste ano, foram confirmados três. Dado que faz com que o município ocupe o 6º lugar no ranking da doença no Maranhão. No total são 58 casos.
Os números são considerados bons para a coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento, mas, ela acredita que se o interesse entre os homens em fazer o exame para detectar o HIV fosse maior, o número de novos casos aumentaria.
Dados do Centro de Testagem informa a procura é maior por parte das mulheres e a diferença chega a ser enorme. Dos 1.458 exames feitos até setembro deste ano, por exemplo, 1.083 foram feitos por mulheres e 375 por homens.
- Um dos principais motivos é medo de descobrir a doença. Porém, pior que descobrir é conviver com a doença e não poder trata-la - lembra a coordenadora do CTA, Marlene Piosque.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.