Caema terá que regularizar abastecimento em Igaparé Grande

Determinação é do juiz Cristóvao Barros em resposta a ação civil pública.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h36

SÃO LUÍS - A Caema tem menos de 90 dias para regularizar o abastecimento de água no município de Igarapé Grande e enquanto isso os moradores não pagarão as tarifas à empresa pelo fornecimento de água.

A determinação é do juiz Cristóvão Barros em resposta a ação civil pública proposta pelo promotor de justiça da comarca, Frederik Bacellar Ribeiro.

O promotor de justiça explicou que antes de propor a ação, encaminhou recomendação à Caema para que a empresa regularizasse o abastecimento, mas não obteve resposta. Também realizou audiência pública durante a qual os moradores do município reclamaram, além da irregularidade no fornecimento de água, da má prestação do serviço de esgoto sanitário e do número reduzido de residências atendidas pelo sistema da Caema.

Apenas 40% dos moradores de Igarapé Grande são atendidos pelo sistema de abastecimento da Caema e com fornecimento irregular. Segundo o promotor de justiça, a maioria da população tem que recorrer a poços artesianos administrados por associações e sem a garantia de ter água tratada própria para o consumo humano. Ele disse que o problema é tão grave que só este ano o prefeito já declarou situação de emergência no município por duas vezes.

Caso descumpra a decisão judicial e cobre tarifa de água dos moradores antes de regularizar o abastecimento, a Caema pagará multa no valor de R$ 2 mil por cada consumidor cobrado. O juiz determinou o prazo de 90 dias, contados a partir do dia 29 de setembro, para que a empresa solucione definitivamente o problema, sob pena de multa diária de R$ 15 mil.

De acordo com o promotor de justiça, a irregularidade no fornecimento de água tem prejudicado o funcionamento de escolas, creches e de serviços de saúde em Igarapé Grande.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.