Devotos comemoram Festejos de São José de Ribamar

Missas e procissão marcam o tradicional festejo neste domingo.

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h37

SÃO LUÍS - Sete celebrações eucarísticas, dezenas de batizados e uma procissão às 17h de hoje marcam o principal dia do festejo em homenagem a São José de Ribamar. A festa, cujo tema é “Sereis minhas testemunhas”, será encerrada amanhã, no santuário do padroeiro do Maranhão com a derrubada do mastro e apresentações de tambores de crioula.

Iniciado no último dia nove, o festejo tem atraído a São José de Ribamar milhares de fiéis de todas as idades, de vários municípios do Maranhão e de outros estados. Os devotos participam das programações religiosa e cultural que acontecem na igreja e na concha acústica.

Os fiéis que forem hoje a São José de Ribamar podem participar das missas que acontecerão às 6h, 8h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, das quais duas serão celebradas na concha acústica (missas campais).

A primeira às 8h, será conduzida pelo arcebispo de São Luís, Dom Paulo Ponte, e a segunda às 16h, celebrada pelo reitor do Santuário de São José de Ribamar, padre Bráulio Ayres. Às 10h, acontecem os batizados.

A missa do meio-dia será conduzida pelo padre André Vicente, representante da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada em Aparecida/SP.

A procissão acontecerá após a segunda missa campal. Os fiéis sairão em caminhada da igreja, seguirão pela avenida Gonçalves Dias até a praça do Cruzeiro, de onde retornarão ao santuário. Durante a caminha, que contará com a participação da banda de música da Polícia Militar, os devotos aproveitam para pagar promessas e fazer novos pedidos a São José.

O padre Bráulio Ayres disse que o festejo de 2005 tem como referência os últimos pronunciamentos, e principalmente a Encíclica Eclesiástica, do saudoso papa João Paulo II. “O santo padre convidou toda a Igreja para refletir sobre a eficácia da Eucaristia em nossas vidas”, acrescentou.

Segundo o padre Bráulio Ayres, as expectativas de público foram superadas. “A cada ano, o número de fiéis que comparecem ao festejo aumenta e ficamos felizes com essa intensa participação. A nossa romaria reuniu cerca de 80 mil pessoas”, disse.

O padre observou que a tragédia ocorrida no dia 1º deste mês que resultou na morte de 14 pessoas que viajavam na biana Es-trela Guia I, na baía de São José, só aumentou a participação da população do município. “Vi pessoas que se salvaram diariamente em nossas celebrações, assim como aqueles que perderam parentes.

O festejo só confortou o coração dessas pessoas e o povo soube expressar de forma extraordinária o sentimento de comoção com a tragédia. As vítimas estão sendo lembradas nas celebrações ”, ressaltou o religioso.

Infra-estrutura

A Prefeitura de São José de Ribamar montou um esquema especial para todo o período do festejo. Hoje, o tráfego estará interditado desde a garagem da empresa Transporte Coletivo Maranhense, na entrada da cidade.

O tráfego fluirá pela avenida Garrastazu Médice, que leva aos bairros do Maruim, Campina (ponto final dos ônibus) e Barbosa, por onde pode-se também ter acesso ao santuário.

No sentido São José de Ribamar – São Luís, o itinerários dos ônibus será feito pelas seguintes vias: Rua Humberto de Campos, avenida Clodomir Cardoso e MA -201.

Para as vans que sairão de São Luís em direção a São José de Ribamar pela MA- 201, o tráfego será bloqueado no Outeiro.

O itinerário segue pela Estrada de Panaquatira, Rua Vereador João Moraes e Rua Bom Jesus, onde será feito o desembarque de passageiros na parte de trás da Igreja Batista. O retorno para São Luís deverá ser realizado pela Rua Clodomir Cardoso e MA-201.

Na área da Saúde, estarão disponíveis serviços de ambulatório, urgência e emergência a todos os romeiros e devotos do santo padroeiro. O Centro de Saúde Onório Gomes estará disponível com serviços ambulatoriais e de emergência até 24h. O Hospital Municipal de São José de Ribamar (Unidade Mista) disponibilizará serviços de urgência e emergência aos devotos durante 24 horas.

Uma equipe especial de limpeza também está trabalhando de forma intensa e o comércio informal estará distribuído em áreas específicas.

O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, espera receber 150 mil visitantes neste domingo.

“Estamos realizando o festejo em uma organização conjunta entre a Prefeitura e a paróquia, e verificamos que, a cada ano, o público aumenta, e esse ano não foi diferente. Atribuo esse fato a todo esse trabalho de infra-estrutura que realizamos, que incluiu até a capacitação da mão-de-obra local”, disse o prefeito.

Comércio

Os hotéis e pousadas da cidade estão lotados. Fiéis começaram a chegar à cidade no início dos festejo, mas o movimento de devotos intensificou-se nos últimos dias.

A proprietária do hotel e restaurante Mar e Sol, Delmira Mouta, disse que todos os quartos do seu hotel ficaram ocupados durante todo o festejo e que o movimento no restaurante foi bastante intenso todos os dias, com lotação máxima nos fins de semana.

“Tive que alugar uma suíte na minha casa, porque não havia mais vaga no hotel. Todos os anos, o festejo é um sucesso de público e este ano não foi diferente”, declarou.

Os vendedores ambulantes também comemoram as vendas no período. A ambulante Josélia Ramos, 32 anos, vende fitinhas, terços, medalhas e demais adereços religiosos. Ela disse que as vendas foram boas durante todo o festejo, mas espera terminar seu estoque hoje.

“O povo procura muito os terços e as fitinhas e sempre levam uma lembrança para amigos e parentes.

É bom que haja espaço para todos venderem”, disse.

O vendedor de coco José de Ribamar Sousa, 29 anos, disse que vai reforçar seu estoque. “Vendo um produto bastante procurado e todos lucramos nesta época do ano”, disse.

Programação

Hoje

6h – Missa

8h – Missa Campal

10h – Batizados

11h – Missa

12h – Missa Campal

14h e 15h – Missa

16h – Missa Campal e Procissão

Amanhã

7H – Missa do Adeus

17h – Missa da Medalha Milagrosa

18h – Derrubamento do Mastro com tambor de crioula “Alto de São Benedito” e “Vila São José”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.