SÃO LUÍS - A Assembléia Legislativa vai promover, em outubro, três atos públicos nos municípios de Colinas, Caxias e Rosário. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade para encontrar meios de salvar a Bacia do Rio Itapecuru, que está ameaçada pela degradação ambiental, e é responsável pela sobrevivência de mais de três milhões de pessoas de 52 municípios, e pelo abastecimento d`água de 50% da cidade de São Luís.
As informações foram reveladas hoje (quinta-feira, 15) pelo assessor especial da Presidência da Assembléia, Oyama Cardoso Filho, ao abrir, às 9h, no auditório Fernando Falcão, o Seminário Regional da Região Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental, deliberado durante a 2ª Reunião da CER Atlântico Nordeste Ocidental, realizado nesta capital nos dias 15 e 16 de agosto.
Segundo Oyama Filho, desde que assumiu o comando da Assembléia Legislativa em fevereiro deste ano, o presidente da Casa, deputado João Evangelista (PTB), demonstrou preocupação em promover ações concretas no sentido de preservar os recursos hídricos do Estado do Maranhão e contribuir para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PRRH).
“O presidente escolheu como experiência-piloto a Bacia do Rio Itapecuru porque 50% da água consumida em São Luís vem deste rio. Além do mais, a bacia, que tem 52 mil Km2, concentra 52% municípios e é responsável pela vida de cerca de três milhões de pessoas que habitam nas regiões ribeirinhas”, afirmou.
De acordo Oyama Filho, no final da tarde de amanhã, os participantes do seminário apresentarão sugestões para a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que está sendo discutido no país inteiro com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.