Com saída de José Reinaldo, PTB pode receber filiação de Cafeteira

Antes inclinado a ingressar no PSB, ex-senador estuda convite de petebistas.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h39

SÃO LUÍS - O ex-senador Epitácio Cafeteira confirmou ontem que recebeu convite para entrar no PTB e disse estar inclinado a aceitá-lo.

“Sou fundador do PTB, por onde disputei a primeira eleição de deputado estadual. Nada mais adequado que encerrar também pelo PTB”, disse ele a O Estado, por telefone, em Brasília, antes de embarcar rumo a São Luís. Segundo o ex-governador, a decisão de filiação será tomada “amanhã (hoje) ou depois”.

Cafeteira contou que está numa “encruzilhada muito grande”, porque já tinha recebido convite também do PSB. “Mas agora há este convite do PTB, que me sensibiliza muito por causa da emoção que é fazer parte deste partido”, justificou.

Na verdade, o ex-senador já deveria ter-se filiado ao PSB desde o fim de julho. Ele chegou a anunciar sua entrada nos quadros socialistas, mas recuou às vésperas do Congresso Estadual do partido. Há duas semanas, em entrevista coletiva em seu apartamento de São Luís, ele disse que ainda iria para o PSB. Tudo indica, agora, que estava apenas ganhando tempo para escolher novo rumo.

Curiosamente, o ex-governador anuncia sua provável entrada no PTB justamente no momento em que o governador José Reinaldo prepara sua saída do partido. Confrontado com esta informação, Cafeteira fez-se de desentendido. “Ele vai sair? Que eu saiba, ele apenas vai deixar a direção, mas permanecerá na legenda”, frisou.

Desafeto

Ex-prefeito de São Luís, ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal, Cafeteira está sem partido desde outubro de 2004, quando deixou o PDT, rompido com o ex-prefeito Jackson Lago. Cafeteira ainda tentou levar consigo o prefeito Tadeu Palácio, de quem é aliado. Atualmente, o ex-governador tem em Jackson Lago seu principal desafeto político no estado.

“Ele é um Sassá Mutema. Se acha o salvador da pátria. Mas no doutor Jackson eu não voto para governador”, afirmou, em sua última entrevista coletiva.

A presença do PSB na tal frente formada por Jackson Lago e aliados, para a disputa pelo Governo do Estado, foi outro ponto que afastou Cafeteira do partido. Ele diz que pretende ter independência para escolher seu candidato a governador, mas deixa cada vez mais claro que quer mesmo é evitar aliança com o grupo que gravita hoje em torno de José Reinaldo.

Tanto que demonstrou interesse pelo PTB justamente no momento em que José Reinaldo está deixando a legenda, com seu grupo político. O partido ficará sob o comando do deputado estadual Manoel Ribeiro e do federal Pedro Fernandes. Ontem, na Assembléia, Ribeiro demonstrou satisfação com a possível entrada de Cafeteira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.