Cidade de Zé Doca está coberta por ‘nuvem’ de poeira há meses

A causa principal do fenômeno é o péssimo estado de conservação da BR-316.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h40

SÃO LUÍS - A população de Zé Doca, localizada a 325km de São Luís está pedindo socorro. Há meses uma ‘nuvem’ de poeira cobre a cidade, provocando diversos tipos de transtornos. Cerca de 20% dos moradores estão usando máscaras para se proteger da poeira e cerca de 10% apresentam complicações respiratórias e irritação nos olhos. O quadro é assustador.

Uma comissão de moradores procurou a emissora de rádio local para pedir providências às autoridades estaduais e municipais, para que busquem uma solução para o problema. A nuvem de poeira é formada em decorrência do trânsito intenso na BR-316, que corta o município.

Devido ao precário estado de conservação da rodovia, o Exército foi acionado para executar operação tapa-buraco emergencial. O barro utilizado no serviço não aderiu ao solo e com o fim das chuvas transformou-se numa camada solta que se espalha em forma de poeira com a passagem dos veículos.

O empresário Gilvan Nery informou que ele e toda sua família estão doentes, a exemplo da maioria dos moradores da cidade. Segundo Gilvan, a única solução para o problema seria o asfaltamento da rodovia, pelo menos no trecho que passa por dentro da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.