Alberto Franco propõe criação de fundo para salvar o Rio Itapecuru

Os mananciais de água doce do Maranhão precisam de um programa voltado para preservá-los.

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

SÃO LUÍS - O deputado Alberto Franco apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa solicitando a criação do fundo para a preservação dos mananciais de água doce no Estado.

A iniciativa do parlamentar visa beneficiar principalmente o Rio Itapecuru, considerando a iminente necessidade de preservação dos mananciais de água doce e a importância para o ciclo da vida dos cidadãos, no que tange à produção de alimentos e o abastecimento de água potável aos lares maranhenses.

“O Rio Itapecuru está morrendo em sua nascente, na Serra do Itapecuru, no município de Mirador (MA), e, as autoridades governamentais precisam tomar providências urgentes para salvar da morte um dos mais importantes rios do nosso Estado”, declarou Alberto Franco.

Os rios que têm foz na ilha de São Luís, segundo o parlamentar, também representam parte desse desafio, pois deixam de ser fontes de abastecimento d’água e criadores de pescado, além de seus vales deixarem de ser produtores de grãos, para serem escoadouros naturais de resíduos sólidos, detritos e dejetos, constituindo um enorme risco para a saúde.

Alberto Franco afirma que os mananciais de água doce do Maranhão precisam de um programa voltado para preservá-los, especialmente o Rio Itapecuru que abastece a maior parte das residências em São Luís. “Esse é um desafio que precisamos encarar, já que as reservas de água doce disponível para consumo tendem a escassez”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.