SÃO LUÍS - A deputada Malrinete Gralhada (PL) denunciou nesta quinta-feira (16) que a prefeita de Tufilândia, Marinalva Madeira Neponucena Sobrinho (PTB), demitiu de forma arbitrária cerca de 80 servidores concursados, em janeiro deste ano.
Os vereadores do município Isaque de Jesus Nascimento Silva (PFL) e Edmilson Lopes de Nazaré (PSB) estiveram hoje em São Luís para expor a situação à deputada. Em entrevista à rádio Mirante AM, os vereadores explicaram que a prefeita, além de ter substituído os professores concursados por contratados, suspendeu o pagamento de seus salários.
Segundo os vereadores, os servidores prejudicados ingressaram com ação judicial na comarca de Pindaré e conseguiram o bloqueio de 40% do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) e 40% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que seriam destinados ao pagamento dos professores do município. A prefeita, no entanto, conseguiu uma liminar na Justiça desbloqueando os valores e os professores continuam sem receber.
A deputada Malrinete se mostrou indignada com a situação. “A prefeita Marinalva, de forma arbitrária, cometeu abuso de poder, prejudicando vários pais de famílias. Ela se nega a respeitar o servidor e também a Justiça”, disse.
Ela pediu o apoio dos deputados estaduais para juntos buscarem uma solução na Justiça e reintegrar os servidores aos cargos o mais rápido possível. “Eles [os servidores] só querem que seja respeitado o seu direito conquistado, que é o direito de trabalhar”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.