Sinproesemma critica forma de seleção para professores

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h51

SÃO LUÍS - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), professor Odair José, criticou o edital de concurso para a seleção de professores da rede estadual. "O número ofertado é aquém das necessidades", disse, enumerando a defasagem existente na rede: "em 2004, o governo informou ao Ministério Público que seria necessário contratar 5.070 novos professores e, além disso, sabemos que hoje existem em torno de nove mil profissionais dobrando carga ou em regime de condição especial", afirmou Odair.

O edital do concurso foi publicado no dia 4 de fevereiro no Diário Oficial do Estado. Segundo ele, o governo através da Secretaria de Planejamento vai abrir 1.800 vagas, sendo 1.500 para professores e 300 para supervisores. O salário inicial é de R$ 1.019,18.

A realização de concurso para a rede estadual de educação é uma luta constante do Sinproesemma e estava na pauta de reivindicações da greve de setembro da categoria. "Mas como está sendo feito, o Sindicato vai denunciar que o governo estadual está fazendo concurso para simplesmente cumprir o termo de ajustamento mas não para suprir a carência existente e a tendência é que ele preencha as outras vagas pagando menos de 50% do que paga para um professor concursado", denuncia o presidente.

Odair José acredita que além disso o processo seletivo com estes professores é feito de uma maneira muito frágil e muito fácil de ser manipulado. O dirigente do Sinproesemma disse que vai trabalhar para aumentar esse número de vagas e, se não obtiver êxito, lutar para equiparação salarial e melhorar o processo seletivo.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 28 deste mês até o dia 10 de março no endereço eletrônico www.concurso.fcc.com.br , e até o dia 11 de março nas agências da Caixa Econômica Federal nos municípios de São Luís, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.

Das 1,5 mil vagas, 313 serão para Língua Portuguesa; 197 para Inglês; 324 para Matemática; 245 para Física; 236 para Química; 185 para Biologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.