SÃO LUÍS - Poção de Pedras, a 328 quilômetros da capital maranhense, está na trilha do desvio do dinheiro público. Município onde o Governo do Estado pagou por mais uma estrada que não foi construída. A estrada que ligaria dois povoados só existe no documento que autorizou o pagamento das obras.
Os babaçuais escondem um enigma em Poção de Pedras, no Vale do Mearim, onde ficam os povoados de Mata do Boi e São Vicente. Os dois povoados não existem, mas estão unidos por uma estrada fantasma, autorizada e paga pelo Governo do Maranhão. O valor inicial da obra foi de 147 mil 324 reais e 11 centavos. Só que foram pagos mais R$ 37 mil 17 reais e 11 centavos como aditivo.
Uma contabilidade curiosa movimentava a indústria de estradas fantasmas no Maranhão. O valor da suposta obra era fragmentado, um modo de escapar da licitação. Um engenheiro se tornaria especialista em medir obras que nunca existiram. José de Ribamar Santos, da Gerência de Infra-Estrutura, aparece nos contratos e seria quem atestava a medição das estradas fantasmas.
A ordem bancária confirma que a empreteira L.J. Construções e Serviços Ltda. recebeu o pagamento da obra que não fez. O esquema está sendo investigado pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público.
Investigação
A existência de obras não realizadas e pagas pelo Governo do Estado vem sendo investigada pelo Ministério Público desde novembro do ano passado. Segundo o Promotor de Justiça, Luís Fernando Barreto Júnior, que integra o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas, a conclusão das investigações depende da agilidade no envio dos documentos requisitados ao Governo do Estado.
O Ministério Público solicitou nesta quarta-feira, 6, à Secretaria Estadual de Infra-Estrutura, documentos e informações sobre cada uma das obras. O Governo do Estado tem 10 dias para encaminhar o material aos promotores.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.