Operação Carutapera: Capitania dos Portos inicia fiscalização

Tráfego no mar e nos rios vai ser vistoriado até fevereiro.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h55

SÃO LUÍS - A Capitania dos Portos do Maranhão iniciou uma série de operações de inspeção naval, que visam ordenar o tráfego aquaviário na área de jurisdição, contribuindo para a segurança da navegação e para a salvaguarda da vida humana no mar e nas vias interiores.

A primeira operação está em andamento em Humberto de Campos, e será encerrada sexta-feira, 10. No município, a equipe da Capitania realiza diligências para instauração e condução de inquéritos administrativos sobre fatos e acidentes da navegação, além das atividades de inspeção naval.

No período de 12 a 17 deste mês, a Capitania realizará a Operação Carutapera Fase II, atingindo os municípios Luís Domingues, Godofredo Viana, além de Carutapera. Durante o período, a equipe de inspeção naval, composta por um oficial e três praças, inspecionará as embarcações encontradas na região.

Nessa primeira fase foram abordadas 210 embarcações, sendo 186 inspecionadas, com 18 notificações, 170 exigências emitidas, 88 arqueações (verificação prévia exigida para navegação da embarcação), 13 retiradas de exigências e uma apreensão.

Entre os dias 30 de dezembro e 7 de janeiro de 2005, equipes de inspeção naval da Capitania dos Portos estarão em Barreirinhas, com a missão de ordenar o tráfego de embarcações no rio Preguiças, a fim de assegurar a segurança física das pessoas e da navegação naquela região durante o período do Reveillon.

Será dada especial atenção ao correto cumprimento das regras de comportamento para a navegação nas áreas balneárias do rio Preguiças, principalmente no que diz respeito ao respeito às áreas para banhistas, uso dos coletes salva-vidas, e a velocidade máxima permitida para embarcações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.