BARREIRINHAS - De novembro de 2004 até fevereiro de 2005, o município de Barreirinhas será sede de um projeto-piloto de inclusão digital, que pretende democratizar recursos de informática e testar o uso de novas tecnologias digitais.
Trata-se do Projeto Ilha Digital, idealizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), contando com parceria da Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel) e do Ministério das Comunicações.
A intenção do projeto é instalar uma rede local, utilizando a tecnologia PLC (Power Line Communication), que atenda às necessidades da comunidade, com ênfase nas áreas de educação e saúde, contemplando ainda iniciativas de apoio ao desenvolvimento econômico e o acesso público à Internet.
Nesta etapa experimental, serão instalados três pontos de acesso: o primeiro, na Oficina do Artesanato do Sebrae; outro na Escola Municipal Anacleto de Carvalho e o terceiro na Secretaria Municipal de Saúde. Entre as aplicações previstas, os usuários terão acesso a conteúdos específicos, de acordo com as respectivas vocações.
Na Oficina de Artesanato do Sebrae, o conteúdo deve focar educação à distância, empreendedorismo, orientações sobre negócios e gestão empresarial.
Na escola Anacleto de Carvalho, o conteúdo será definido entre a Secretaria Municipal de Educação e a Positivo Informática. Já na Secretaria de Saúde, o acesso deve privilegiar o site do Ministério da Saúde.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.