SÃO LUÍS - O prefeito de Buritirana, Antônio Lopes de Sousa, foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão. Nesta quarta-feira, 27, em sessão do Pleno, o tribunal recebeu a ação civil pública por improbidade administrativa proposta pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Jatobá e ratificada pelo Ministério Público contra o prefeito e, além do afastamento, determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal e a indisponibilidade dos bens. Ele é acusado de cometer irregularidades na aplicação de verbas do município.
Na mesma sessão, o TJ recebeu as denúncias do MP contra os prefeitos de São Francisco do Maranhão e de Urbano Santos, José Willys Nogueira e Abnadab Silveira Leda, respectivamente. Também recebeu a ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito do município de Estreito, Benedito Barbosa Moreira, por não prestar contas no exercício financeiro de 2002. Os processos tiveram como relatores os desembargadores, Benedito de Jesus Guimarães Bello, Cleonice Silva Freire e Jamil de Miranda Gedeon Neto. No processo que afastou o prefeito de Buritirana o relator foi o desembargador Guerreiro Júnior.
José Willys Nogueira foi denunciado por recebimento de salário duplo. No mesmo período que recebeu a remuneração do cargo de prefeito também ganhava como funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina (PI). Abnadab Silveira Leda é acusado de beneficiar parentes e políticos locais em processos licitatórios do município, além de determinar o uso de dinheiro público para conserto de veículos particulares, contratados para prestar serviços à Prefeitura.
Com as informações o Tribunal de Justiça do Maranhão.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.